terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Computador na Sociedade do Conhecimento

José Arnaldo Valente


Os textos reunidos nesta obra elaborada pelo professor José Arnaldo Valente, abordam a utilização do computador na educação. O autor destaca que a utilização de computadores na Educação é muito mais diversificada, interessante e desafiadora, do que simplesmente a de transmitir informação ao aprendiz, o computador pode auxiliar no processo de construção do seu conhecimento.

Entretanto, o uso do computador em muitos casos não esta tendo o retorno esperado. Os profissionais da educação não mudam seus métodos de ensino e acaba por utiliza o computador em atividades extraclasse, com o intuito de ter a Informática na escola, porém sem modificar o esquema tradicional de ensino.

Por outro lado, o texto refere-se o uso da informática na educação tendo o professor da disciplina curricular que tem o conhecimento sobre os conteúdos educacionais, podendo o mesmo alterá-los quando for necessário para melhor compreensão dos alunos.

Assim, o uso do computador como ferramenta de ensino requer enormes desafios. O profissional da educação deve em primeiro lugar, implica entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores.


VALENTE, José Arnaldo. O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na Educação.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Informática e Formação de Professores


                                          
 Elizabeth Bianconcini de Almeida




O texto apresentado pela professora Elizabeth Bianconcini de Almeida aborda a utilização de tecnologia informática no ambiente educacional. A autora destaca o uso de computadores a possibilidade de representar e testar idéias, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo que introduz diferentes formas de atuação e de interação entre as pessoas, utilizando assim o computador como ferramenta pedagógica, através de formação dos professores.

Mas ao mesmo tempo em que se e implantada novas tecnologias nas instituições educacionais, deve-se levar em consideração o percentual de crianças brasileiras que não possuem condições mínimas favoráveis ao desenvolvimento da aprendizagem. Através dessa divergência que Dowbor (1994: 122) acrescenta que “frente à existência paralela deste atraso e da modernização, é que temos que trabalhar em ‘dois tempos’, fazendo o melhor possível no universo preterido que constitui a nossa Educação, mas criando rapidamente as condições para uma utilização ‘nossa’ dos novos potenciais que surgem”.

Assim a instituição educacional deve juntamente com a comunidade explorar e construir conhecimentos segundo as necessidades de seu desenvolvimento, fazendo assim com que se consiga atingir a proposta de modernização da educação e o professor desenvolva o papel de promotor da aprendizagem.

Entretanto a modernização e a implementação de novas tecnologias no ambiente educacional, não deve ser vista como uma solução para os problemas educacionais existentes. Através das observações feitas neste texto e que se pode observar o quanto ainda e complexo a utilização dessas tecnologias, por isso se torna tão necessário compreender os conhecimentos emergentes da sociedade para que se possa integra ao conhecimento educativo.

Contudo, e de fundamental importância considerar que os novos instrumentos tecnológicos que estão sendo utilizados, pelos profissionais da área da educação, introduz novas formas de fazer e de interagir, modifica a maneira como se pensa e como se aprende, o individuo diante a sociedade.


ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. Informatica e Formação de Professores. Coleção Informática para a mudança na Educação. Editora. Estação Palavra .